Batalhão UNIFIL

Batalhão UNIFIL

sábado, 11 de setembro de 2010

Posse do Chefe do Estado-Maior Conjuntos das Forças Armadas


Sugestão: Gérsio Mutti


Foi empossado na manhã desta segunda-feira (06 Setembro), no edifício-sede do Ministério da Defesa, em Brasília, o GENERAL DE EXÉRCITO JOSÉ CARLOS DE NARDI, o primeiro Chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, do Ministério da Defesa. O cargo foi criado pela Lei Complementar nº 136, de 25.8.2010, que lançou as bases para a estruturação da Nova Defesa.

A cerimônia comandada pelo Ministro da Defesa Nelson Jobim, e com a presença dos Comandantes das Forças Gen Enzo Peri, Brig Juniti Saito e Alm Moura Neto. Também com a presença do Ministro Samuel Pinheiro da SAE.



Na oportunidade foram assinadas duas portarias pelo Ministro Nelson Jobim. A primeira de N 1423estabelece as Diretrizes para o Estado-Maior Conjunto e a segunda estabelece as subordinações das importantes Secretaria de Ensino, Logística, Mobilização, Ciência e Tecnologia (SELOM) e da Secretaria de Política, Estratégia e Assuntos Internacionais (SPEAI).

Além dos militares presentes ao evento representantes da indústria de defesa como o Sr Sami Houssanai (AVIBRAS), Raul Randon (Grupo Randon) e Sergio Jardim ( Clarion). O Senador Pedro Simon (PMDB/RS) e também o prefeito de Farroupilha (RS), sua cidade natal, Sr Ademir Baretta.



CURRÍCULO DO GENERAL DE EXÉRCITO JOSÉ CARLOS DE NARDI


CHEFE DO ESTADO-MAIOR CONJUNTO DAS FORÇAS ARMADAS

Nascido em 06 de Janeiro de 1944, na cidade de Farroupilha, Estado do Rio Grande do Sul, é filho de Orlandino De Nardi e Célia Röessler De Nardi.

Incorporou às fileiras do Exército em 01 de Março de 1961, na então, Escola Preparatória de Porto Alegre.

Foi declarado Aspirante-a-oficial da arma de Artilharia em 16 de Dezembro de 1967, pela Academia Militar das Agulhas Negras.

Em 1973, tornou-se bacharel em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS).

Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais em 1977, onde obteve o grau de mestre em aplicações militares e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército em 1981/82, onde obteve o título de doutor em aplicações, planejamento e estudos militares.

Comandou o 3° grupo de Artilharia Antiaérea, sediado em Caxias do Sul/RS, nos anos de 1991 e 1992.

Em 1993 realizou, na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), o curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (CPEAEX).

Foi adido militar à embaixada brasileira em Santiago, no Chile, no biênio 1994 – 1995.

Em 31 de março de 1998, foi promovido a Oficial-General (General-de-Brigada, de duas estrelas) sendo nomeado comandante da Artilharia Divisionária da 6ª Divisão de Exército, sediada em Porto Alegre-RS.

Em 2000, foi transferido para o Ministério da Defesa, onde exerceu a função de Subchefe de Logística do Estado-Maior de Defesa; tendo participado de várias atividades no exterior, tais como:
- representante brasileiro na reunião das Nações Unidas para criação das forças armadas do Timor Leste;
- representante brasileiro no Destacamento Militar da Comissão dos Países de Língua Portuguesa (CPLP); e
- secretário da reunião de Ministros da Defesa da CPLP em Brasília (2001).

Dois anos depois retornou à força para ser o Diretor de Serviço Militar.

Em julho de 2002, foi promovido a General-de-Divisão (três estrelas), sendo nomeado Secretário Geral do Exército e Presidente do Clube do Exército.

Em 2005, foi nomeado Comandante da 6ª Divisão de Exército em Porto Alegre/RS, quando, em 25 de novembro de 2006, por sua promoção a General-de-Exército (quatro estrelas) , foi designado Comandante Militar do Oeste, em Campo Grande/MS.

Em 08 de fevereiro de 2008 retornou ao Ministério da Defesa, como Secretário de Ensino, Logística, Mobilização, Ciência e Tecnologia.

Sua última função foi a de Comandante Militar do Sul (do Exército), assumida em 28 de novembro de 2008. Em 30 de abril de 2010, foi transferido para a reserva remunerada, após 49 anos no serviço ativo do Exército Brasileiro.

Atualmente é o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, função assumida em 06 de setembro de 2010.

Nelson Düring editor do DefesaNet com Gen De Nardi

Um comentário:

  1. Esse sim representa a Pátria !

    Também tenho orgulho de vestir a farda verde oliva .

    Brasil Acima de tudo!!!

    ResponderExcluir

Quem sou eu